sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Sequência Didática

Sequencia didática:
Sequência didática
Titulo: Saúde um direito da cidadania
Tempo previsto: 08 aulas
Competências e Habilidades:
  • Reconhecer a saúde como bem-estar físico, mental e social, e não apenas como ausência de doenças;
  • Ler e interpretar indicadores de saúde apresentados na forma de tabela, textos e gráficos simples;
  • Reconhecer determinantes e condicionantes de uma vida saudável (moradia, saneamento básico, meio ambiente, trabalho, educação, transporte, lazer, etc.) com base em textos e / ou ilustrações;
  • Propor ações para melhoria da qualidade de vida de uma determinada população, conhecidos os seus indicadores básicos de saúde.
Estratégias de ensino:
  • Discussão sobre os conhecimentos prévios dos alunos sobre saúde;
  • Leitura e interpretação do texto;
  • Coletar dados de acordo com a tabela sobre fatores relacionados à saúde, cujos resultados serão utilizados nas confecções dos gráficos;
  • Leitura e interpretação de tabelas e gráficos;
  • Responder o questionário de interpretação de indicadores da tabela;
  • Produção de textos de diferentes gêneros.
Recursos:
  • Textos xerocopiados;
  • Artigos de jornais, internet, revistas, livros e etc.;
  • Aparelhos de multimídia;
  • Questionário de interpretação.

Proposta de ações:
Conscientização dos alunos e da comunidade quanto o tema abordado através da elaboração de panfletos informativos.

Avaliação:
Cada grupo irá elaborar um panfleto informático onde constará informações pertinentes ao tema abordado.

Situação de aprendizagem
Etapas:
1ª- Discussão dos conhecimentos prévios dos alunos, leitura e interpretação do texto.
                           Texto: Direito à Saúde.
            “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante                   políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”.
Constituição Federal de 1988, artigo 196.
O SUS deve promover e recuperar a saúde de todos os brasileiros, independente de onde moram, se trabalham e quais os seus sintomas. Infelizmente este sistema ainda não está completamente organizado e ainda existem muitas falhas, no entanto, seus direitos estão garantidos e devem ser cobrados para que sejam cumpridos.
São seus direitos:
  • Ter acesso gratuito aos medicamentos necessários para tratar e restabelecer sua saúde.
  • Ter acesso a centrais de vagas ou a outro mecanismo que facilite a internação hospitalar, sempre que houver indicação.
  • Ter direito, em caso de risco de vida ou lesão grave, a transporte e atendimento adequado em qualquer estabelecimento de saúde capaz de receber o caso, independente de seus recursos financeiros.
  • Ser identificado e tratado pelo nome ou sobrenome e não por números, códigos ou de modo genérico, desrespeitoso ou preconceituoso.
  • Ser acompanhado por pessoa indicada por você, se assim desejar, nas consultas, internações, exames pré-natais, durante  trabalho de parto e no parto. No caso das crianças, elas devem ter no prontuário a relação de pessoas que poderão acompanhá-las integralmente durante o período de internação.
  • Identificar as pessoas responsáveis direta e indiretamente por sua assistência, por meio de crachás visíveis, legíveis e que contenham o nome completo, a profissão e o cargo do profissional, assim como o nome da instituição.
  • Ter, se desejar, uma segunda opinião ou parecer de outro profissional ou serviço sobre seu estado de saúde ou sobre procedimentos recomendados, em qualquer fase do tratamento, podendo, inclusive, trocar de médico, hospital ou instituição de saúde.
  • Ter garantida a proteção de sua vida privada, o sigilo e a confidencialidade de todas as informações sobre seu estado de saúde, inclusive diagnóstico, prognóstico e tratamento.
  • Receber informações claras, objetivas, completas e compreensíveis sobre seu estado de saúde.
  • Ter anotado no prontuário, em qualquer circunstância, todas as informações relevantes sobre sua saúde.
  • Receber as receitas com o nome genérico dos medicamentos prescritos, datilografadas, digitadas ou escritas em letra legível, sem a utilização de códigos ou abreviaturas, com o nome, assinatura do profissional e número de registro no órgão de controle e regulamentação da profissão.
  • Ter um mecanismo eficaz de apresentar sugestões, reclamações e denúncias sobre prestação de serviços de saúde inadequados e cobranças ilegais, por meio de instrumentos apropriados, seja no sistema público, conveniado ou privados.
...Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde
A Carta dos Direitos dos Usuários do SUS baseia-se em seis princípios básicos de cidadania. Juntos, eles asseguram ao cidadão o direito básico ao ingresso digno nos sistemas de saúde, sejam eles públicos ou privados. É uma importante ferramenta para que você conheça seus direitos e possa ajudar o Brasil a ter um sistema de saúde com muito mais qualidade.
Princípios desta carta
I - todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde;
II - todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema;
III - todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação;
SE PRECISAR, PROCURE A SECRETARIA DE SAÚDE DO SEU MUNICÍPIO.

CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DA SAÚDE:
III - em caso de risco de vida ou lesão grave, deverá ser assegurada a remoção do usuário em condições seguras, que não implique maiores danos, para um estabelecimento de saúde com capacidade para recebê-lo:
VI - as informações sobre os serviços de saúde contendo critérios de acesso, endereços, telefones, horários de funcionamento, nome e horário de trabalho dos profissionais das equipes assistenciais devem estar disponíveis aos cidadãos nos locais onde a assistência é prestada e nos espaços de controle social;
I - atendimento com presteza, tecnologia apropriada e condições de trabalho adequadas para os profissionais da saúde;
II - informações sobre o seu estado de saúde, extensivas aos seus familiares e/ou acompanhantes, de maneira clara, objetiva, respeitosa, compreensível e adaptada à condição cultural, respeitados os limites éticos por parte da equipe de saúde sobre, entre outras:
III - registro em seu prontuário, entre outras, das seguintes informações, de modo legível e atualizado:
IV - o acesso à anestesia em todas as situações em que for indicada, bem como a medicações e procedimentos que possam aliviar a dor e o sofrimento.
VI - o acesso à continuidade da atenção com o apoio domiciliar, quando pertinente, treinamento em auto cuidado que maximize sua autonomia ou acompanhamento em centros de reabilitação psicossocial ou em serviços de menor ou maior complexidade assistencial:
VII – encaminhamentos para outras unidades de saúde,
V – se criança ou adolescente, em casos de internação, continuidade das atividades escolares, bem como desfrutar de alguma forma de recreação;  
IV – recebimento de laudo médico, quando solicitar;
IX – receber ou recusar assistência religiosa, psicológica e social;
Todo cidadão deve se comprometer a:
V – assumir responsabilidades pela recusa a procedimentos ou tratamentos recomendados e pela inobservância das orientações fornecidas pela equipe de saúde;
VI – contribuir para o bem-estar de todos que circulam no ambiente de saúde, evitando principalmente ruídos, uso de fumo, derivados do tabaco e bebidas alcoólicas, colaborando com a limpeza do ambiente;



2ª- Elaboração de tabelas com pesquisas no bairro onde mora:

Cobertura do saneamento básico
Água
Coleta de lixo
Coleta de lixo reciclável
Esgoto
Ecoponto (usuário leva até o local o lixo reciclável
Bolsão de entulhos
Limpeza de terrenos baldios (disk denúncia....)
Asfalto

Equipamentos da educação
Tipo de equipamento:                               nº de equipamento
Escola municipal
Escola estadual
Escola particular
Creche



Equipamento de esporte e lazer
Centro desportivo
Praças
Academia ao ar livre
Ciclovias
Academias
Clubes
                
Equipamentos de transporte utilizado pela comunidade
Ônibus
Carro
Moto
Bicicleta

Equipamento de saúde
Hospitais
UPA
Posto de saúde
CAPS
CRAS

Equipamentos de acesso a assistência médica
Públicos (SUS)
Privados (Planos de Saúde)

Equipamentos da cultura
Tipo de equipamento                                         Nº de equipamentos
Biblioteca
Casa de cultura
Museu
Teatro
Outros

3ª- Questionário de interpretação dos indicadores
1-    O saneamento básico atinge todos os moradores do bairro?
Sim (  )                Não (  )
2-    Há acúmulo de lixo em alguns locais dessa região?
Sim (   )               Não (    )       Por quê?
3-    Quantos locais adequados para a prática de esportes e para o lazer existem na região analisada?
4-    Os moradores dessa região possuem assistência médica adequada?
Sim (    )                Não (     )
5-    De acordo com os dados apresentados, para você, qual o significado de ter saúde?
6-    De acordo com o questionário, de interpretação dos indicadores, nas questões 1,2,3,4, elabore gráficas que ilustrem os dados obtidos.




Sequência didática saúde.docx

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